Todos nós possuímos um acessório que guardamos ou utilizamos com um enorme carinho, não é mesmo? Já quis saber a origem de um colar que foi passado de geração para geração, um anel que foi presente em uma ocasião especial, ou então um brinco que foi comprado e se tornou essencial em sua vida?
Geralmente, nossos acessórios representam uma fase da moda, mas também possuem um significado maior por trás deles, seja como status, para a proteção ou então para garantir o nosso empoderamento.
E um dos acessórios mais antigos e utilizados até hoje, sem dúvida alguma, são os colares. Existem diversas formas e tamanhos diferentes, e todas as pessoas podem utilizá-los diariamente. Assim, trouxemos esse texto no intuito de desvendar a origem do colar e mais informações sobre essa peça bastante usada. Boa leitura!
Origem dos Colares
A palavra colar tem origem do latim, “collum”, e significa pescoço. Para a sua surpresa, não existem fatos históricos que comprovam como o colar surgiu. Mas é um acessório que sempre fez parte do embelezamento de homens e mulheres.
Os homens primitivos, usavam o colar como amuleto, para ornamentar e ao mesmo tempo, oferecer sorte para eles. Geralmente eram feitos com ossos de animais, ou então, a partir de conchas.
Para confeccionar o colar, os fragmentos usados eram “obsidianas”, ou seja, vidro negro translúcido, originários dos vulcões do Lago Van, onde eram feitas escavações. O acessório era considerado de luxo pelos povos da Mesopotâmia, já que se tratava de algo raro. E antes disso, os colares eram confeccionados por conchas furadas.
Então, novas formas de confeccionar esse acessório foram surgindo nas joalherias, como o bronze, ferro e cobre. Depois disso, o ouro tomou conta do mercado, e essas joias passaram a ser feitas dele e de outras pedras preciosas.
Nos dias de hoje, você encontra colares de diversos materiais, e é bastante comum encontrarmos esses acessórios com nomes, pérolas, símbolos de religiões, etc.
Como usar os Colares?
Para usar o acessório, antes de qualquer coisa, é preciso ter bom senso. Os colares com estilo choker, por exemplo, são recomendados para as pessoas que possuem o pescoço mais largo e para as magras. Para quem está um pouco acima do peso é recomendado o uso dos acessórios mais longos.
Já para as pessoas de estatura baixa, é recomendado que não utilizem os maxicolares. Dessa forma, escolha aqueles com o estilo mais curto, como a gargantilha. E para pessoas mais altas, de pouco busto, podem abusar dos colares.
Vale lembrar que, não é legal que o seu colar ultrapasse a linha da sua cintura. E em hipótese alguma, coloque colares maiores, quando os brincos já estiverem em tamanhos grandes, já que dessa forma, o seu look vai passar uma imagem de “carregado”. Caso o seu colar seja grande, opte por brincos mais discretos.
Lembre-se de que você sempre pode fazer a sua própria escolha, investindo no que lhe oferece maior conforto. Então aproveite e conheça nossa coleção de colares em semijoias finas.
Você tem um colar que representa mais que um acessório da moda em sua vida? Deixe seus comentários abaixo.