![Qual a origem dos brincos?](https://blog.annarosabrincosfinos.com.br/wp-content/uploads/2020/02/qual-a-origem-dos-brincos-1.png)
Os brincos são acessórios indispensáveis para algumas pessoas no momento de montar o look, ou até mesmo para escolher presentear alguém especial. O que a maioria das pessoas não sabe é a história deles! Por isso, neste post vamos responder à seguinte pergunta: qual a origem dos brincos?
Antigamente, os brincos eram exclusivos ao público masculino. Isso porque em documentos, o brinco mais antigo utilizado era de um homem, um rei sumério que governava no que é atualmente o Iraque. Interessante, não?
Um fato é que desde 2.500 a.C já haviam pessoas que utilizavam o acessório. Mas e como surgiu?
Simbologia e História dos Brincos
Existem relatos citando que a principal função do brinco antigamente era afastar os espíritos malignos. Nessa época, acreditava-se que eles possuíam o corpo entrando pelos nossos orifícios. Dessa forma, surge o brinco, como forma de protegerem as orelhas.
Piratas
Além disso, o brinco de argola estava bastante associado à figura do pirata. Segundo os historiadores, os piratas que utilizavam esse acessório, já haviam dado a volta ao mundo ou ao menos atravessado a linha do Equador.
Os marinheiros também utilizavam os brincos como forma de pagamento, pois quando morressem, poderiam pagar o seu funeral.
![Brinco argola](https://blog.annarosabrincosfinos.com.br/wp-content/uploads/2020/02/1-1-1024x1024.jpg)
Nobreza
Outro fator curioso, é que nem sempre os brincos podiam ser utilizados de forma tão livre quanto nos dias de hoje. Por exemplo, na Ásia e Oriente Médio, os brincos eram restritos à nobreza, pois indicavam o seu posicionamento social.
É possível observar também, as estátuas egípcias, onde era costume retratar os seus gatos, que utilizavam brincos de argola para mostrar a importância de sua santidade.
Pérolas barrocas
Entre os meados do século XIV e o fim do século XVI, as mulheres da Europa utilizavam pérolas enormes nos mares do sul, conhecidas como as “pérolas barrocas”.
Assim que a Idade Média passou, os brincos perderam a sua popularidade, e o que ganhou destaque foram os cortes de cabelo. Mas esse acessório conseguiu se reerguer e obter um grande destaque no momento de escolher os looks, principalmente na corte inglesa.
Anos 60 e os brincos
Já nos anos 60, diversas comunidades adotaram o uso desse acessório, desde os hippies até os gays, seja por seu simples uso, até movimentos protestantes. E algo que era restrito a essas comunidades, passou a se tornar tendência em todo o mundo, já que a utilização do acessório por músicos e atletas masculinos, auxiliou na aceitação do uso desse adereço, principalmente pela parte masculina.
Como escolher o par de brincos ideal?
Existe um vasto número de opções para esses acessórios, de diferentes tamanhos, modelos, cores e materiais. E podem ser usados tanto pelas mulheres quanto pelos homens.
Mas entre tantas opções e variações, fica difícil de escolher o melhor modelo. Por isso, oferecemos diversos modelos, para variadas ocasiões e estilos de rosto (seja oval, redondo ou quadrado). Assim, ajudamos você a escolher a opção mais adequada. Confira nossos modelos de brincos em semijoias finas.
Lembre-se: a melhor escolha sempre será aquela que lhe fizer bem!
1 Comment
Esta é a maneira certa de explicar isso.